Rua Riachuelo se reinventa com novos comércios e espaços culturais

A tradicional via de Curitiba ganha novas atrações e lojas que revitalizam o comércio local.

A Rua Riachuelo em Curitiba ganha novos espaços culturais e comércios, revitalizando a região.

Berço do comércio de Curitiba, a Rua Riachuelo já se reinventa, antes mesmo de passar a integrar o inédito corredor cultural anunciado pelo prefeito Eduardo Pimentel dentro do projeto Curitiba de Volta ao Centro. Quem percorre as oito quadras da via, entre a Rua XV de Novembro e a Praça 19 de Dezembro, se surpreende com um novo espaço cultural voltado a games, o Estúdio Riachuelo, inaugurado pela Prefeitura em março, e estabelecimentos abertos há pouco mais de seis meses.

Novos empreendimentos na Riachuelo

Sthéfany do Amaral, sócia do espaço colaborativo C.alma (Rua Riachuelo, 392), conta que a loja busca fortalecer o comércio de rua e apoiar criadores e empreendedores curitibanos, reunindo 31 marcas locais. Entre as marcas, estão a Faw Lab, Dahfrolh, Carmon e La Becqueer, que participaram do Boqueirão Fashion, ocorrido no fim de julho.

Na esquina com a Rua 13 de Maio, a Hype Brasil (Riachuelo, 347) apresenta moda autoral e criações próprias. O restaurante Rango de Planta (Riachuelo, 433) oferece pratos veganos e já atrai clientes de fora da cidade. O Wamoo Pub Bar (Riachuelo, 427), inaugurado em junho, traz uma programação musical diversificada.

Revitalização cultural

O Estúdio Riachuelo, inaugurado em março, se tornou referência em tecnologias para a produção de games e animação digital, oferecendo cursos gratuitos. A comerciante Maria Lopes Bonamigo destaca que a inauguração do Cine Passeio em 2019 trouxe um novo público para a Riachuelo, aumentando o movimento na região.

História e futuro da Rua Riachuelo

A Rua Riachuelo, que começou a ser mencionada em atas da Câmara Municipal entre 1820 e 1830, já abrigou estabelecimentos sofisticados. O futuro promete mais transformações, com a restauração de prédios históricos para receber novos centros culturais. O Palácio Riachuelo, construído em 1929, é um exemplo de como a história e modernidade podem coexistir na revitalização da área.

A Praça 19 de Dezembro, que marca o fim da Rua Riachuelo, é um espaço público que abriga monumentos de artistas paranaenses, celebrando a cultura local.

O comércio e a cultura se entrelaçam na Riachuelo, tornando a rua um ponto de encontro vibrante e diversificado.

PUBLICIDADE

Relacionadas: