Rússia se compromete a indenizar Azerbaijão por queda de avião

Compensação será oferecida após acidente que matou 38 pessoas

Vladimir Putin anunciou que a Rússia compensará o Azerbaijão pela queda acidental de um avião, que resultou na morte de 38 pessoas. O acidente ocorreu em dezembro de 2024.

Na última quinta-feira (9), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que a Rússia irá indenizar o Azerbaijão pela derrubada acidental de um avião da Azerbaijan Airlines, ocorrida em 25 de dezembro de 2024, que resultou na morte de 38 pessoas. O acidente aconteceu quando a aeronave, que voava de Baku para Grozny, foi atingida por fogo da defesa aérea russa, que estava em alerta devido à presença de drones ucranianos na região.

Detalhes do acidente

O avião da companhia aérea Azerbaijan Airlines caiu em 25 de dezembro de 2024, após ser atingido por engano. Os pilotos tentaram realizar um pouso de emergência no oeste do Cazaquistão, mas a aeronave acabou caindo nas proximidades de Aktau, no mesmo país. Ao todo, 29 passageiros sobreviveram à queda.

Responsabilidade russa

Putin reconheceu o papel da Rússia na tragédia e afirmou que “tudo o que for necessário em casos tão trágicos será feito pelo lado russo em termos de indenização”. Ele também se comprometeu a fornecer assistência à investigação, que está em seus estágios finais. O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, expressou sua gratidão pela consideração de Putin em discutir a questão.

Controvérsia em torno do ataque

Na época do acidente, o Kremlin informou que, enquanto a aeronave tentava pousar em Grozny, drones ucranianos atacavam o território russo. A declaração de Putin marca uma mudança significativa na postura russa em relação ao incidente, que gerou tensões entre os dois países.

PUBLICIDADE

Relacionadas: