Safra de Soja Brasileira 2025/26 Deve Crescer 5,6%, Projeta StoneX

A consultoria StoneX divulgou nesta segunda-feira (4) sua primeira estimativa para a safra de soja brasileira 2025/26,.

A consultoria StoneX divulgou nesta segunda-feira (4) sua primeira estimativa para a safra de soja brasileira 2025/26, projetando um aumento de 5,6% na produção, alcançando 178,2 milhões de toneladas. O ciclo de plantio está previsto para começar em meados de setembro. A expectativa é impulsionada pelo aumento da área plantada e pela recuperação da produtividade média em nível nacional.

Segundo a StoneX, a área plantada deve expandir 2% em comparação com a safra anterior. A consultoria aposta na recuperação da safra no Rio Grande do Sul, estado que tem enfrentado desafios climáticos significativos, para impulsionar o aumento da produtividade. O desempenho do estado sulista é crucial para atingir as estimativas de crescimento.

A consultoria também prevê um novo recorde nas exportações de soja, atingindo 112 milhões de toneladas. Este cenário se desenha em um contexto de tensões comerciais entre a China, maior importadora, e os Estados Unidos. “As questões geopolíticas e tarifárias podem beneficiar a soja brasileira, especialmente pelas possibilidades de atritos entre EUA e China”, avaliou Ana Luiza Lodi, especialista de Inteligência de Mercado da StoneX.

Enquanto isso, a StoneX também revisou para cima a estimativa para a segunda safra de milho do Brasil em 2024/25, elevando-a em 3,2% em relação ao mês anterior, para 111,7 milhões de toneladas. A colheita desta safra está em sua fase final. Os resultados positivos observados em regiões produtoras, como os estados do Centro-Oeste e o Paraná, justificam a revisão.

Raphael Bulascoschi, analista de Inteligência de Mercado da StoneX, destacou o impacto das revisões de produtividade em grandes estados produtores. Com essa nova projeção para a segunda safra, a estimativa total de milho para o ciclo 2024/25 alcança 139,36 milhões de toneladas, superando os 136,1 milhões divulgados em julho.

PUBLICIDADE

Relacionadas: