Produtores de sorgo no estado de São Paulo comemoram as perspectivas de uma safra promissora, impulsionada por condições climáticas favoráveis e um aumento significativo nos preços. As chuvas bem distribuídas e o clima estável devem resultar em um aumento notável na produtividade, com algumas propriedades da região noroeste do estado esperando dobrar a colheita em comparação com o ano anterior.
O preço da saca de sorgo também tem animado os produtores, podendo alcançar R$ 50, um aumento de 40% em relação à safra anterior. Em Araçatuba, um produtor cultiva 250 hectares de sorgo durante o período de entressafra da soja e espera colher 80 sacas por hectare, o dobro do ano passado, devido às condições climáticas favoráveis. Ele observou que o grão está mais graúdo e com melhor qualidade.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que São Paulo colherá 410 mil toneladas de sorgo este ano, um aumento de 2,3% em relação à safra anterior. Uma engenheira agrônoma destaca a resistência da cultura ao calor e à seca como um fator chave para o sucesso do cultivo no noroeste paulista.
Outro produtor, que já iniciou a colheita, espera superar os 150 sacos por alqueire. Ele e outros produtores planejam aguardar para vender a safra, na expectativa de uma maior valorização do grão até o final do ano.