São Paulo lança projeto para atrair startups e investidores

Julio Casares, presidente do São Paulo  • Reprodução/Instagram @juliocasares_sp

Iniciativa visa equilibrar finanças do clube até 2030

São Paulo lançou projeto com foco em inovação e atração de investimentos.

Na última terça-feira (21), o Tricolor lançou um projeto com o propósito de atrair startups e investidores para o seu centro de inovação, mirando o posto de instituição mais inovadora das Américas até 2030. A Inova.São Ventures, criada em parceria entre a FJC Group e a Sportheca, é uma Corporate Venture Builder que tem como propósito fomentar o ecossistema de inovação no clube.

Investimentos e geração de negócios

A iniciativa busca captar R$ 11 milhões para gerar até R$ 90 milhões em novos negócios, ajudando no equilíbrio das finanças da equipe do Tricolor do Morumbi. Com essa nova estratégia, o São Paulo não pretende realizar aportes financeiros diretos, mas sim receber investimentos de interessados ao longo dos próximos cinco anos. O clube adota esse modelo inédito no país como uma alternativa para enfrentar desafios e equilibrar suas finanças.

Abordagem inovadora

“Os movimentos recentes de captação de investimento que o São Paulo tem feito mostram que alguns clubes brasileiros estão, cada vez mais, em busca de soluções inovadoras para enfrentar desafios financeiros. Há diversas alternativas viáveis no mercado, tanto para gerar novas receitas quanto para fortalecer a marca e atrair parceiros estratégicos”, afirma Moisés Assayag, sócio diretor da Channel Associados, especialista em finanças no esporte e consultor do São Paulo.

Tendências do mercado

Para Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e CEO da agência Heatmap, a estratégia do São Paulo em procurar soluções inovadoras é estar atento às oportunidades do mercado. “Quando um clube como o São Paulo passa a enxergar a inovação como um ativo estratégico, demonstra estar atento às tendências do mercado global. Embora já façam parte do cotidiano de outros setores, a inteligência artificial, a realidade aumentada, a realidade virtual, a gamificação e o big data ainda podem crescer muito no universo do futebol. As organizações que se adaptarem mais rapidamente a esses novos elementos tendem a conquistar vantagens competitivas em relação aos seus pares”, comentou.

Conclusão

Com o Inova.São Ventures, o Tricolor do Morumbi reforça sua disposição em unir tradição e modernidade, apostando na inovação como ferramenta essencial para gerar novas receitas e consolidar um modelo sustentável de gestão no futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

Relacionadas: