Após o feriado, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) retoma suas atividades na próxima terça-feira (9), com uma agenda intensa que inclui sessões solenes, debates, atividades formativas e duas sessões plenárias. A área da saúde ganha destaque com a celebração dos 64 anos do Hospital de Clínicas, a destinação de recursos para o HCzinho, e uma audiência pública focada em Saúde Integrativa.
A programação inclui uma sessão solene em homenagem aos veteranos e expedicionários do Exército Brasileiro, marcada para terça-feira (9), às 19 horas. Na quarta-feira (10), às 18h30, uma audiência pública discutirá a combinação entre a medicina convencional e práticas terapêuticas complementares e tradicionais, com foco na promoção do bem-estar. A comemoração dos 64 anos do Hospital de Clínicas também será realizada na quarta-feira (10), às 14h30, com a assinatura da liberação de recursos para a construção do HCzinho, visando ampliar a capacidade de atendimento infantil do hospital.
A Escola do Legislativo promoverá o curso “Fiscais e gestores de contratos” na quarta-feira (10), às 14 horas, para capacitar servidores. Na quinta-feira (11), a Assembleia sediará a abertura da 3ª edição do CEPMun – Simulação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), organizada pelo Colégio Estadual do Paraná.
Nas sessões plenárias ordinárias da terça-feira (9), os parlamentares discutirão e votarão projetos importantes. Entre eles, destaca-se a proposta do Poder Executivo (PL 690/2025) que visa reduzir a alíquota do IPVA de 3,5% para 1,9% a partir de 2026. Também será votado o projeto de lei 68/2025, que autoriza a doação de produtos para animais de estimação. Outras iniciativas incluem propostas sobre assistência jurídica gratuita para pessoas com deficiência, a criação da Rota Turística do Surf Paranaense, e alterações no Código de Organização e Divisão Judiciárias.
Os deputados também analisarão projetos que concedem títulos de utilidade pública a diversas entidades e a proposta de tornar orgânica 100% da merenda escolar da rede pública estadual. Será analisada a proposta que visa reconhecer o montanhismo como patrimônio cultural imaterial do Paraná. Na sessão antecipada de quarta-feira, será votado o projeto que concede o título de Cidadania Honorária do Paraná ao empresário Luciano Hang.