Secretário discute ampliação de programa educacional e escolas cívico-militares

Em entrevista, Roni Miranda detalha planos para o futuro da educação no Paraná

Em dia especial, secretário anuncia planos para ampliar o programa Parceiro da Escola e colégios cívico-militares.

No dia 15 de outubro de 2025, em comemoração ao Dia do Professor, o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, abordou a possibilidade de expansão do programa Parceiro da Escola e do número de colégios cívico-militares no estado. A declaração foi feita durante uma entrevista à Jovem Pan Paraná, onde ele revelou que se reunirá com o governador Ratinho Junior para discutir essas questões.

O que é o programa Parceiro da Escola?

O programa, que atualmente atua em 82 escolas públicas através de três empresas privadas, possibilita a terceirização da gestão administrativa. Miranda destacou um crescente interesse por parte de diretores de escolas para aderir ao programa, embora a iniciativa tenha gerado controvérsias entre educadores. Em uma pesquisa recente, 86% dos pais apoiaram o programa, uma mudança significativa em relação à primeira consulta feita em dezembro de 2024, quando apenas 10 escolas aderiram, resultando em uma taxa de rejeição de 88%.

Expansão das escolas cívico-militares

Além do programa Parceiro da Escola, o secretário afirmou que o governo deseja aumentar o número de escolas cívico-militares, atualmente em pouco mais de 300. A estratégia inclui transformar escolas de tempo integral em colégios cívico-militares, uma solução para a baixa procura no ensino médio, ao mesmo tempo que atende à demanda por essas instituições.

Questões sobre gratificações para professores

Roni Miranda também abordou a polêmica sobre os cortes nas gratificações de professores afastados por saúde ou gravidez. Ele reafirmou que a legislação não permite distinções e que a gratificação é destinada apenas aos professores em atividade. A APP Sindicato reivindica a incorporação dessa gratificação ao salário, beneficiando também educadores aposentados.

Novos projetos para o futuro

Durante a entrevista, o secretário anunciou que, no dia 21 de outubro, ele e Ratinho Junior apresentarão um projeto que visa oferecer aulas de inglês e robótica nas escolas municipais, com suporte material e formação continuada. O governo planeja adquirir 1.300 telas interativas e 10 mil Chromebooks para facilitar a implementação dessas aulas nas instituições de ensino integral.

Notícia feita com informações do portal: blogpoliticamente.com.br

PUBLICIDADE

Relacionadas: