A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta terça-feira (26) a realização de dois amistosos da Seleção Brasileira em outubro, marcando o início da preparação para a Copa do Mundo de 2026. Sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, a equipe enfrentará a Coreia do Sul, no dia 10, em Seul, e o Japão, no dia 14, em Tóquio. Os jogos visam testar a equipe contra diferentes estilos de jogo.
De acordo com Rodrigo Caetano, coordenador executivo da CBF, a escolha dos adversários faz parte de uma estratégia para preparar a seleção para os desafios do Mundial, que será sediado nos Estados Unidos, México e Canadá. “O Brasil já enfrentou Japão e Coreia em outros Mundiais, e é um futebol diferente, com uma escola diferente”, explicou Caetano. “É muito importante para os nossos atletas enfrentar essas adversidades”.
A última vez que Brasil e Japão se encontraram foi em junho de 2022, com vitória brasileira por 1 a 0, gol de Neymar, no mesmo estádio onde se enfrentarão em outubro. Já o último confronto contra a Coreia do Sul foi nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, com uma goleada do Brasil por 4 a 1. Os amistosos servirão para dar rodagem ao elenco e testar novas formações.
Ainda segundo Caetano, a CBF pretende diversificar os adversários da Seleção Brasileira nos próximos amistosos. “Depois dos amistosos com Coreia e Japão, nossa ideia é jogar contra seleções africanas em novembro e europeias de nível A em março e junho de 2026”, revelou o coordenador. “Isso faz parte de um planejamento e foi aprovado pela comissão técnica e pelo presidente Samir Xaud”.
Carlo Ancelotti, por sua vez, destacou a importância dos amistosos para a preparação da equipe visando o Mundial. “Temos de aproveitar esses jogos para ter um bom ambiente na equipe, conhecer mais as características e a personalidade dos jogadores e preparar o elenco para a Copa do Mundo”, afirmou o treinador italiano. Antes dos amistosos, o Brasil ainda tem dois compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 contra o Chile e a Bolívia.