Semana de indicadores econômicos nos EUA e Brasil

Expectativas para os próximos dias

Expectativas para a agenda econômica dos EUA e Brasil, com destaque para o Livro Bege e dados do setor de serviços.

Cidade, 9 de outubro — Expectativas altas na agenda econômica, com foco em dados dos EUA e Brasil. A semana começa com a divulgação do Boletim Focus no Brasil e a apresentação do Livro Bege nos EUA, ambos com implicações importantes para o mercado.

Destaques da semana nos EUA

A semana passada foi marcada pelo prosseguimento do shutdown do governo americano, com impactos diretos no fluxo de informações econômicas. Apesar das dificuldades, o Livro Bege, que traz perspectivas do Federal Reserve sobre a economia, será apresentado. Além disso, a atenção dos investidores se volta para indicadores de trabalho e inflação. Na terça-feira (14), grandes bancos como JPMorgan e Goldman Sachs divulgam seus resultados, enquanto o relatório de inflação ao consumidor referente a setembro será publicado apenas em 24 de outubro.

Expectativas no Brasil

No Brasil, a Câmara derrubou a Medida Provisória que alterava o IOF, gerando incertezas sobre a política fiscal. A semana começará com a divulgação do Boletim Focus na segunda-feira (13), seguido por dados do setor de serviços em agosto no dia 14. Espera-se que esses dados mostrem uma desaceleração. Em sequência, na quarta-feira (15), os números do varejo devem indicar uma leve retração, enquanto o IBC-Br será divulgado na quinta-feira (16), com expectativa de leve contração de 0,5%.

Olhando para o futuro

A temporada de balanços nos EUA, iniciada em 10 de outubro, promete movimentar o mercado, enquanto os dados de comércio e crédito da China também serão monitorados por investidores em busca de sinais sobre a recuperação econômica global. O fechamento da semana será marcado pela divulgação do IGP-10 na sexta-feira (17), que deve confirmar a manutenção do cenário de inflação controlada.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: