Semana Lixo Zero promove gestão sustentável de resíduos no Paraná

Marcos Mariano

Iniciativa busca conscientizar sobre a importância da reciclagem e do consumo responsável

Semana Lixo Zero busca conscientizar sobre a gestão sustentável de resíduos no Paraná.

A Semana Lixo Zero, que ocorre de 20 a 29 de outubro, tem como objetivo fundamental repensar a relação com o lixo, promovendo o correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos. A iniciativa é resultado da Lei nº 19.979/2019, de autoria do deputado Goura (PDT). “A Semana Lixo Zero é uma lei de extrema importância. Ela precisa ser celebrada justamente por trazer conscientização à sociedade civil, à população, às empresas e ao poder público”, afirmou o deputado.

Impacto da legislação

O deputado Goura destacou que a legislação tem se consolidado como uma importante ação de educação ambiental no Paraná. O projeto, apresentado em 2019, busca promover o tratamento racional dos resíduos, alinhando-se com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas. A lei fomenta a economia solidária e a inclusão social, propondo soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos.

Ações práticas adotadas

Além de incentivar a separação do lixo comum do reciclável, a Casa de Leis colabora com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Associação de Recicladores Relix, que realizam a coleta do material reciclável. “Para os catadores, quanto mais material reciclável houver, mais renda será gerada”, explicou a presidente da entidade, Karina Monteiro. Também há a coleta e doação de óleo vegetal pelo restaurante localizado na Casa e estudos para a instalação de uma composteira no prédio do Legislativo.

Legislações relacionadas

A Assembleia Legislativa do Paraná já aprovou diversas leis que abordam questões ambientais. Destacam-se a Lei nº 11.497/2023, que incentiva a Economia Circular, e a Lei nº 19.260/2017, que trata da coleta e reciclagem de óleos. A legislação sobre a Semana Lixo Zero e outras iniciativas reforçam o empenho dos deputados em promover uma gestão sustentável de resíduos no Estado.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: