A Secretaria Municipal de Educação se manifesta sobre o caso
A Semed de Cascavel se pronuncia sobre a denúncia de assédio sexual envolvendo um professor de Cmei.
A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel (Semed) se manifestou em nota sobre uma denúncia de assédio sexual envolvendo um professor de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) no Jardim Itália. O caso remonta a 2022, quando a mãe de uma criança relatou à direção do Cmei uma suspeita de assédio que teria ocorrido em 2021. O professor foi afastado e, após a conclusão de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), foi demitido em setembro de 2023.
Histórico da denúncia
Em julho de 2022, a direção do Cmei acolheu a família após o relato da mãe e encaminhou a documentação à Secretaria de Educação. O processo interno foi iniciado e o caso foi enviado à Corregedoria-Geral do Município, que instaurou o PAD. A demissão do servidor foi publicada no Diário Oficial do Município em 23 de setembro de 2023.
Ação penal em andamento
Paralelamente à demissão, a denúncia originou uma ação penal que está em tramitação judicial, sob segredo de justiça. Por conta disso, a Semed não possui informações sobre o andamento ou desfecho do caso.
Compromisso com a seriedade
A Semed enfatiza que todos os casos são tratados com rigor e responsabilidade, sempre encaminhando as informações às autoridades competentes. A Secretaria também está disponível para prestar esclarecimentos às famílias envolvidas, dentro de sua competência. A Semed pede que novas suspeitas de situações semelhantes sejam comunicadas imediatamente às autoridades.
A nota finaliza com um repúdio a qualquer forma de ataque aos profissionais da educação, destacando o compromisso da Secretaria em investigar com transparência todas as denúncias.