Senado aprova gratuidade de bagagem de mão em voos

Getty Images

Projeto garante que passageiros possam levar malas de mão gratuitamente

CCJ do Senado aprova projeto que garante gratuidade para bagagem de mão em voos.

Na quarta-feira (22/10), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o Projeto de Lei 120/2020, que garante a gratuidade para malas de mão de até 10 quilos em voos nacionais e internacionais. A proposta agora segue para análise da Câmara, após votação unânime.

Contexto da proposta

A iniciativa, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), surge em um momento em que as companhias aéreas tentam implementar taxas adicionais para bagagens de mão, além da cobrança já existente para malas despachadas. O projeto também estabelece dimensões máximas para as malas de mão, que devem ter 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de comprimento.

Impacto para os passageiros

O projeto é uma resposta à insatisfação dos consumidores, que, após a resolução da Anac que permitiu a cobrança por malas despachadas, não viram uma diminuição no valor das passagens, que ao contrário, aumentaram. Com a aprovação desta lei, espera-se que os passageiros possam viajar com mais conforto e sem custos adicionais.

Próximos passos

Após a aprovação na CCJ, o projeto agora seguirá diretamente para o plenário da Câmara dos Deputados, onde será analisado sem a necessidade de passar por comissões temáticas.

PUBLICIDADE

Relacionadas: