Senado avança em proposta que proíbe aborto legal após 22 semanas de gestação

File Photo

Mudanças na legislação podem impactar direitos reprodutivos no Brasil

Comissão do Senado aprova proposta que limita aborto legal após 22 semanas de gestação.

Na quarta-feira (15), a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou uma proposta que proíbe a realização de aborto legal após a 22ª semana de gestação, mesmo nas situações atualmente permitidas pela legislação e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como em casos de estupro, risco à vida da gestante ou fetos anencéfalos. A proposta altera o Código Civil e estabelece que, após a 22ª semana, o nascituro tem direito “inviolável ao nascimento sadio e harmonioso”.

Detalhes da proposta

A proposta, de autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE), ainda precisa ser analisada pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Constituição e Justiça (CCJ) antes de seguir ao plenário. A partir da 23ª semana de gestação, o aborto será substituído por antecipação de parto, mesmo em casos de risco grave à vida da mãe, e exige que sejam feitos “esforços para manter a vida do feto”. O texto também prevê que o Estado deve defender os direitos do feto por meio de curadores especiais e da Defensoria Pública.

Contexto legal

Atualmente, a legislação brasileira criminaliza o aborto, mas prevê exceções quando há risco à vida da gestante ou gravidez resultante de estupro. Desde 2012, o STF também autoriza o aborto em casos de anencefalia fetal. No entanto, nenhuma norma federal define um limite de semanas para o procedimento, embora decisões judiciais e pareceres do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina (CFM) estejam impedindo a realização após a 22ª semana.

Implicações futuras

Em 2023, o STF começou a discutir a descriminalização do aborto até 12 semanas, em uma ação relatada pela ministra Rosa Weber, que votou a favor. Esse julgamento foi suspenso após um pedido de destaque do então presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e permanece sem conclusão até o momento.

PUBLICIDADE

Relacionadas: