Oportunidades econômicas e infraestrutura deficitária marcam debate sobre a rota internacional
Discutindo a integração Brasil-Peru, Petecão propõe avanços na Estrada do Pacífico.
Integração Brasil-Peru e seus desafios
Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (10), o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) ressaltou a relevância da integração Brasil-Peru como um ponto central nas discussões com parlamentares de ambos os países. A Estrada do Pacífico, segundo o senador, se apresenta como uma oportunidade econômica significativa para o Acre e toda a Região Norte.
Petecão afirmou que a regularização do funcionamento das alfândegas é crucial para garantir um fluxo comercial eficiente. Ele relatou que congressistas peruanos estiveram presentes no Senado com o objetivo de ampliar a cooperação bilateral, destacando a urgência de soluções para os problemas enfrentados na infraestrutura das fronteiras. “Pasme: hoje, do lado peruano, a alfândega funciona 24 horas; do nosso lado, quando é 17h, a alfândega fecha. Isso é uma humilhação para o Brasil”, criticou.
Oportunidades econômicas na rota pelo Pacífico
O senador lembrou que a conclusão de obras pendentes é fundamental para o avanço comercial. Segundo Petecão, a rota pelo Pacífico pode reduzir o tempo de transporte de cargas brasileiras em direção à Ásia em até 23 dias, acessando um mercado com mais de 150 milhões de pessoas. Neste sentido, ele defendeu uma audiência com os presidentes Luis Inácio Lula da Silva e José Jeri do Peru, buscando medidas concretas para utilizar o potencial logístico existente.
Ele apontou que as dificuldades locais incluem obras inacabadas e falta de infraestrutura, assegurando que a falta de servidores no Ministério da Agricultura e da Polícia Federal na alfândega é um obstáculo que precisa ser superado. “Temos que ter todos os servidores necessários para a fiscalização, pois isso se faz em todos os lugares do mundo,” afirmou.
Estrutura e infraestrutura na fronteira
Petecão também destacou os problemas relacionados à infraestrutura na região de fronteira, mencionando que o município de Brasiléia possui um anel viário, mas falta uma ponte essencial que está inacabada há anos. Essa situação é um entrave significativo para a efetivação da integração proposta. O senador expressou sua insatisfação com a situação atual, mencionando que as obras que eram necessárias já foram feitas, mas detalhes ainda pendentes permanecem.
Recondução e novas frentes parlamentares
Além de discutir a integração, Petecão anunciou sua recondução à Vice-Presidência da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, assim como sua participação na instalação da Frente Parlamentar pela Integração Sul-Americana. Esse envolvimento demonstra seu compromisso com a melhoria das condições de transporte e comércio entre os países da América do Sul, buscando unificações e cooperações que beneficiem a todos.
A abordagem do senador sobre a integração Brasil-Peru destaca a necessidade urgente de ação governamental em diversos níveis, promovendo o diálogo e a colaboração para que os avanços esperados se tornem realidade.


