Shutdown nos EUA: USDA corta alimentos de milhões

Impacto do corte de benefícios do SNAP em 42 milhões de americanos

O USDA cortou benefícios do SNAP desde 1º de outubro, afetando 42 milhões de pessoas. Um em cada oito americanos pode enfrentar cortes. O programa não tinha fundos para novembro devido ao shutdown do governo.

Em 1º de outubro de 2023, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) iniciou cortes nos benefícios do SNAP (Supplemental Nutrition Assistance Program), afetando 42 milhões de pessoas de baixa renda. Essa medida ocorre em meio ao shutdown do governo federal, devido à falta de aprovação da lei de financiamento para o ano fiscal de 2026. Segundo o USDA, os fundos se esgotaram, e não será possível emitir os benefícios de novembro.

Impactos do corte no SNAP

Um em cada oito norte-americanos pode experimentar atrasos ou cortes nos benefícios, conforme reportado pelo The Washington Post. O SNAP, que distribui mais de US$ 90 bilhões anualmente, é vital para a alimentação de muitas famílias, cobrindo aproximadamente 9% dos gastos com alimentos no país. Além disso, a maioria dos beneficiários são crianças, idosos ou pessoas com deficiência. Em 2023, 20% dos participantes não tinham renda, enquanto a maioria possuía uma renda de 30% acima do nível de pobreza.

Questões legais e fundos disponíveis

O USDA possui um fundo de contingência de US$ 5 bilhões para o programa, mas o governo anterior reverteu um plano que permitiria o uso desse dinheiro para manter o SNAP operando. Juízes em Rhode Island e Massachusetts decidiram que o governo deve continuar financiando o programa, o que gera um impasse legal. O juiz John J. McConnell ressaltou que o SNAP deve ser financiado, enquanto a juíza Indira Talwani considerou a suspensão ilegal.

Consequências econômicas

Leandro Consentino, doutor em ciência política pela USP, apontou que a situação é ambígua a curto prazo, podendo reduzir a inflação, mas se o shutdown persistir, poderá resultar em pressões inflacionárias pela desorganização econômica. A suspensão total do SNAP nunca havia ocorrido antes, exceto em casos pontuais.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: