Sinfonia das Águas: orquestra Ladies Ensemble apresenta concerto gratuito no MON

Primeira orquestra do Brasil formada exclusivamente por mulheres traz espetáculo que presta homenagem ao Paraná, imigração e poesia das águas, com patrocínio da Sanepar. Grupo acaba de confirmar para 2026 nova apresentação num dos principais palcos mundiais da música clássica, a Sala São Paulo.

Destaque da música clássica brasileira, a orquestra Ladies Ensemble faz um concerto especial em Curitiba no início de dezembro. Apresenta pela primeira vez na cidade uma de suas mais novas produções, “Sinfonia das Águas”, em única apresentação no dia 7 de dezembro (domingo), às 17h30, no Vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (MON). A entrada é franca.

Sediada em Curitiba, a Ladies Ensemble é a primeira orquestra do país composta exclusivamente por mulheres e conta com grande prestígio na cena da música erudita. Entre outros reconhecimentos, acabou de receber a confirmação para sua segunda apresentação num dos principais palcos da música erudita mundial, a Sala São Paulo, no próximo ano.

Com patrocínio da Sanepar e Governo do Paraná, a montagem é apresentada pelo Ministério da Cultura, por intermédio da Lei Rouanet. Tem apoio do Solar do Rosário, Auditório Regina Casillo, Alcion Bubnak e Cia da Roupa.

Formada por 22 musicistas, a orquestra tem direção artística de Fabiola Bach Akel e regência do maestro Alexandre Brasolim. Neste espetáculo, contará também com a participação da bailarina Helena Honesko e dos músicos convidados: Fabrício Ribeiro (flauta transversal), Murillo da Rós (guitarra flamenca), Thiago Lira (trompete), além da cantora Orly Bach. A introdução será apresentada pela professora Clarice Miranda, especialista em música clássica.

Imigração, amor e Paraná

Todos esses elementos costuram um concerto que mescla inspirações do elemento água com uma história de amor. Essa, por sua vez, foi baseada em fatos reais e que retratam a saga dos imigrantes europeus que participaram da construção do Brasil e deixaram marcas profundas e histórias ligadas ao Paraná, como conta Fabiola.

“A linha condutora é a história de dois casais de imigrantes que chegam ao Brasil, sendo que um deles é formado por uma espanhola e um francês e o outro por alemães do Volga. Esse enredo será contado na introdução da professora Clarice”, explica Fabiola. “A partir daí, apresentamos um repertório de música clássica que traz composições de alguns dos países que formaram nossa identidade multicultural, passando por nações como Alemanha, França, Espanha, Portugal, Itália e Ucrânia, além de composições árabes e do Brasil. Como todos os imigrantes naquela época – século XIX – vieram pelo mar e se deslocavam muito por rios, costuramos o repertório com músicas que também relembram a poesia das águas”.

O concerto estreou em Ponta Grossa, em setembro, e depois também foi apresentado em Castro, no mês seguinte. “Criamos o espetáculo com suporte da Sanepar, que foi muito sensível em apoiar este trabalho que presta homenagem às raízes do Paraná e à natureza. Por esse motivo, o projeto também passou pelo interior e agora chega a Curitiba”, completa Fabiola. “E retornamos para nossa cidade sede com esta ótima notícia: o convite para nos apresentarmos pela segunda vez na Sala São Paulo, dentro da programação oficial do espaço, que está entre os mais cultuados da música erudita internacional”. A apresentação na capital paulista será no dia 15 de março, com uma montagem inédita que está sendo produzida com inspiração na cultura espanhola.

Repertório e história

O programa completo da “Sinfonia das Águas” traz as seguintes composições: “O Carnaval dos Animais – Aquário” (Camille Saint-Saëns), “Canção do Mar” (Dulce Pontes), “Os Barqueiros do Volga” (Mily Balakirev), “Ondas do Danúbio” (Ion Ivanovici), “O Carnaval dos Animais – O Cisne” (Camille Saint-Saëns), “España Cañi” (Pascual Marquina Narro), “Aqua Marine” (Paco Cepero), “Cavalleria Rusticana – Intermezzo” (Pietro Mascagni), “Ya Rayah” (Rachid Taha), “Salut d’Amour” (Edward Elgar), “Bukovyns’kyy Skrypal” (música folclórica ucraniana) e “Rio Paraná” (Telmo de Lima Freitas).

SOBRE A ORQUESTRA LADIES ENSEMBLE

Ladies Ensemble é a primeira orquestra profissional formada exclusivamente por mulheres no Brasil. Nasceu em 2009, em Curitiba, do sonho da violista Fabiola Bach de Andrade Akel: criar um espaço onde talento, excelência e protagonismo feminino caminhassem juntos. Reunindo musicistas experientes e jovens promessas, a Ladies Ensemble transforma a música clássica em algo vivo e próximo de todos. Seu repertório ousado resgata a world music e cria experiências culturais únicas e inesquecíveis. Já foram mais de 300 mil pessoas impactadas em apresentações por todo o Paraná e Santa Catarina, na programação anual do Solar do Rosário – que abriu o Auditório Regina Casillo para ser a “casa” oficial da Ladies Ensemble –, em escolas, praças públicas e na marcante apresentação na Sala São Paulo, a convite da Fundação OSESP, o principal palco da América Latina.

Mais do que concertos, a Ladies Ensemble forma novas plateias e inspira gerações. Leva música de qualidade a quem não tem acesso e abre caminhos para que meninas e mulheres ocupem, cada vez mais, seu lugar de destaque na música. Ladies Ensemble é uma celebração vibrante do talento feminino e da força transformadora da música.

“Sinfonia das Águas”, com a orquestra Ladies Ensemble.

Quando: dia 7 de dezembro (domingo), às 17h30.
Local: Vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (MON)
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR
Entrada: franca
Siga: www.instagram.com/ladiesensemble/

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: