Sistema permitirá uso das notas de 2023, 2024 e 2025 nas inscrições
Sisu 2026 permitirá uso das notas das três últimas edições do Enem para inscrições.
Em 2026, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permitirá o uso de notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 — para inscrição e classificação dos candidatos para concorrer a vagas em universidades públicas. Essa medida inédita vale para a adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, que começa nesta segunda-feira (27/10) e vai até 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão.
Como funciona
O Ministério da Educação (MEC) vai considerar a nota com a maior média ponderada entre as últimas três edições, conforme a opção de curso. Não serão consideradas notas de participações como treineiro (estudantes que realizaram a prova antes do 3º ano do ensino médio).
Requisitos para adesão
Para que universidades e institutos federais possam preencher o termo de adesão à nova regra, é necessário que tenham encerrado a ocupação de vagas do último processo seletivo. A instituição poderá reabrir o termo eventualmente assinado e alterar as condições de participação durante o período de adesão.
Impacto na seleção
O Sisu permite que os candidatos concorram gratuitamente, com uma única inscrição, a vagas em diversas instituições de ensino federal, a partir da nota obtida no Enem. Até este ano, sempre foi utilizada a nota mais recente para a seleção dos estudantes. A novidade visa ampliar o acesso ao ensino superior público e diversificar a entrada de novos alunos nas universidades.
Edições anteriores
Desde o ano passado, o Sisu passou a ser realizado em edição única anual, na qual as instituições públicas de ensino superior podem disponibilizar vagas para cursos de graduação para o primeiro ou segundo semestre do ano. Em 2025, foram ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todo o país, com 254,8 mil candidatos aprovados.