SpaceX lança satélites espiões dos EUA em missão NROL-105

Falcon 9 decola de Vandenberg para ampliar constelação de reconhecimento nacional

SpaceX lança satélites espiões dos EUA em missão NROL-105, ampliando constelação de reconhecimento da NRO a partir da Califórnia.

SpaceX lança missão NROL-105 para satélites espiões dos EUA

Na noite de 16 de janeiro, a SpaceX conduziu o lançamento da missão NROL-105, a primeira de segurança nacional da empresa em 2026. A decolagem aconteceu da base Vandenberg Space Force Base, na Califórnia, às 23h18 EST (20h18 no horário local), marcando o compromisso da SpaceX com o programa espacial militar dos Estados Unidos.

A importância da “proliferated architecture”

A missão NROL-105 integra um esforço contínuo da National Reconnaissance Office (NRO) para expandir sua constelação de satélites com a chamada “proliferated architecture”. Este novo modelo prioriza a implantação rápida, custo eficiente e resiliente de centenas de pequenos satélites para incrementar a capacidade de reconhecimento orbital. Segundo Chris Scolese, diretor da NRO, essa estratégia permite maior frequência de revisitas, maior cobertura e entrega mais ágil de informações, essenciais para as operações de inteligência e segurança.

Tecnologias e parcerias envolvidas

Os satélites desta constelação são fabricados por SpaceX e Northrop Grumman, e todas as missões utilizam o foguete Falcon 9 com lançamentos a partir de Vandenberg. A missão inaugural deste programa ocorreu em maio de 2024 com o lançamento NROL-146. O uso do Falcon 9 reforça o foco em reutilização e eficiência tecnológica, neste lançamento específico, a primeira etapa do foguete realizou seu segundo voo, retornando para pouso cerca de 7,5 minutos após a decolagem.

Detalhes da missão e transparência limitada

Por razões de segurança e sensibilidade militar, a NRO não divulga o número exato de satélites lançados ou seus parâmetros de órbita e implantação. A transmissão ao vivo da SpaceX encerrou após o pouso do primeiro estágio, conforme solicitado pela agência. Esta prática já foi adotada em lançamentos anteriores da mesma constelação.

Contexto dos lançamentos SpaceX em 2026

O NROL-105 foi o sétimo lançamento da SpaceX em 2026, dos quais quatro estavam dedicados à expansão da constelação Starlink para internet banda larga. A crescente colaboração entre SpaceX e órgãos governamentais demonstra a versatilidade da empresa em atender demandas comerciais e estratégicas.

Fonte: www.space.com

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: