Lançamento marca avanço na comercialização do espaço
No início da manhã de domingo, SpaceX lançou o satélite Haven Demo para testar sistemas de uma futura estação espacial privada.
Na madrugada de 2 de novembro, a SpaceX lançou o foguete Falcon 9 a partir da Estação Espacial da Força Aérea de Cape Canaveral, na Flórida, transportando o satélite Haven Demo, um teste crucial para a futura estação espacial privada Haven-1.
Lançamento e objetivos
O satélite tem a função de verificar se sistemas como computadores de voo e navegação operam corretamente no espaço. Caso tudo ocorra conforme o planejado, a Haven-1 poderá ser a primeira estação espacial comercial a acomodar até quatro astronautas, estabelecendo um novo patamar na exploração espacial comercial.
Detalhes da missão
O Falcon 9 decolou às 1h09 EDT, levando também outros 17 satélites de diversas organizações, como a Agência de Desenvolvimento de Defesa da Coreia do Sul e a empresa berlinense Exolaunch. O primeiro satélite a ser liberado foi o quinto 425 Korea, voltado para vigilância militar, e a cobertura do lançamento foi encerrada antes de sua liberação devido à natureza confidencial do projeto.
Impacto e declarações
O investidor Mario Nawfal elogiou a precisão do lançamento, destacando que a SpaceX estabelece novos padrões na indústria, enquanto Philip Johnston, cofundador da Starcloud, celebrou a inovação ao levar o chip NVIDIA H100 ao espaço. Agora, o foco está na fase de testes do Haven Demo, que avalia seu funcionamento em condições espaciais.