Spotify firma parcerias com gravadoras para criar produtos de música em IA voltados para artistas

s:Jakub Porzycki/NurPhoto (opens in a new window

A plataforma busca garantir compensação justa e permitir que artistas escolham como participar do uso de IA

Spotify anunciou parcerias com gravadoras para desenvolver produtos de música em IA que priorizam artistas.

Em 16 de outubro de 2025, Spotify anunciou uma série de acordos com grandes gravadoras, como Sony, Universal, Warner e Merlin, para desenvolver produtos de música baseados em inteligência artificial (IA). O objetivo é garantir compensação justa e centralizar artistas e compositores na experiência musical. A empresa busca criar produtos de “IA responsável” que respeitem os direitos autorais, permitindo que os artistas decidam se querem ou não utilizar as ferramentas de IA.

Novas ferramentas e experiências em IA

Embora os detalhes sobre o funcionamento das novas ferramentas ainda não tenham sido revelados, Spotify já oferece algumas experiências de IA, como seu DJ virtual que toca uma seleção personalizada de músicas. Recentemente, a plataforma enfrentou críticas por permitir que a música de uma banda gerada por IA se tornasse viral, levantando questões sobre o futuro da música e a valorização da arte humana.

Compromisso com direitos autorais

No mês passado, a Spotify reformulou sua política de IA para combater o spam, especialmente em relação a usuários que fazem upload de conteúdo de IA em grande escala. A plataforma também adotou um sistema de rotulagem de música, o DDEX, para indicar quando a IA foi utilizada na criação de uma música. As novas funcionalidades permitirão que os artistas optem por participar da utilização das ferramentas de IA, com um sistema que também incluirá outros detentores de direitos e distribuidores ao longo do tempo.

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento

Spotify declarou: “Algumas vozes na indústria de tecnologia acreditam que os direitos autorais devem ser abolidos. Nós não acreditamos. Os direitos dos músicos importam. Copyright é essencial.” A empresa já começou a construir um laboratório de pesquisa em IA e uma equipe de produtos voltados para o desenvolvimento de novas tecnologias que respeitem a escolha dos artistas em participar do ecossistema musical gerado por IA. Trabalhos nos primeiros produtos já começaram e mais ferramentas estão a caminho.

PUBLICIDADE

Relacionadas: