O Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou a prisão de três pessoas que estavam foragidas, condenadas por envolvimento nos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A decisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes.
A Polícia Federal (PF) recebeu os despachos com a ordem de prisão imediata para Evandro Ericson Vieira de Medeiros, Márcio Castro Rodrigues e Jorgeleia Schmoeler.
Evandro e Márcio foram condenados a 2 anos e 5 meses de prisão em regime semiaberto. Contudo, Moraes determinou que a detenção inicial seja em regime fechado, com progressão para o semiaberto posteriormente. Foi informado que um dos dois rompeu a tornozeleira eletrônica.
Jorgeleia recebeu a pena de 14 anos em regime fechado, imposta pelos ministros do STF. Sua participação nos eventos foi identificada após análise de um vídeo que registrou manifestantes invadindo o Congresso Nacional e o STF. Nas imagens, Jorgeleia aparece acompanhada de outra pessoa, fazendo declarações sobre a invasão dos Três Poderes e alegando que “o Brasil é nosso, não é dos petralhas”.