Análise de professor indica que julgamento de Bolsonaro não se estenderá até 2026
STF deve finalizar julgamento de Bolsonaro em 2025, evitando que se estenda até as eleições de 2026.
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concentrar esforços para finalizar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda em 2025, evitando que o processo se estenda até o ano eleitoral de 2026. A análise é do professor de Direito Constitucional da UFF, Gustavo Sampaio, que afirma que a Corte tem um compromisso de não permitir que esse imbróglio se prolongue a 2026.
Compromisso da Corte
Segundo Sampaio, o tribunal se empenhará para apreciar os recursos rapidamente. O comentário foi feito após a publicação do acórdão que condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por sua participação em uma tentativa de golpe de Estado.
Próximos passos
Após a publicação do documento, as defesas dos oito réus do núcleo 1 da trama golpista terão até cinco dias para apresentar embargos de declaração. O professor acredita que o ministro Alexandre de Moraes será célere no julgamento desses embargos. Quanto aos embargos infringentes, Sampaio avalia que, se opostos, possivelmente não serão admitidos devido à falta de divergência qualificada.
Expectativas para resolução
“Então, dá tempo ainda para que até dezembro tudo isso se resolva”, afirmou o especialista, não descartando a possibilidade de que o término do processo fique para o ano que vem.