Superlua do Castor de 2025 iluminará o céu

Evento astronômico será visível a olho nu em vários países

A Superlua do Castor será visível a olho nu em vários países a partir de hoje, 5 de novembro de 2025.

Superlua do Castor iluminará o céu

Nesta quarta-feira, 5 de novembro de 2025, a segunda superlua do ano, conhecida como Superlua do Castor, será visível a olho nu em diversos países, oferecendo um espetáculo celestial. O fenômeno ocorre quando a lua cheia coincide com o périgeu, o ponto mais próximo da Terra, tornando a lua aproximadamente 14% maior e até 30% mais brilhante que uma lua cheia comum. Este evento astronômico será visível por três noites consecutivas, dependendo das condições atmosféricas.

O que esperar do fenômeno

A Superlua do Castor poderá ser observada em todo o mundo, com o momento exato do pico variando conforme o fuso horário. Durante este período, a lua estará a uma distância de 356.980 quilômetros da Terra, uma das mais curtas em 2025. Astrônomos e o público são convidados a admirar o céu, sem necessidade de equipamentos especiais para perceber o aumento de luminosidade.

Melhor momento para observar

O espetáculo lunar se estenderá por mais de 72 horas, otimizando a visualização logo após o pôr do sol, quando a lua se erguer no horizonte. Em regiões da América do Sul, por exemplo, a lua surgirá por volta das 17h, enquanto na Europa e na Ásia, os horários se ajustarão ao crepúsculo e ao amanhecer. A lua deverá permanecer visível durante toda a noite.

Dicas para uma boa observação

Para uma experiência otimizada, recomenda-se buscar locais com baixa poluição luminosa e uma ampla vista do horizonte oriental. A ilusão lunar, que faz com que a lua pareça ainda maior quando próxima ao horizonte, é um fator visual que melhora a observação. Embora telescópios não sejam necessários, binóculos ou câmeras com teleobjetivas podem revelar detalhes da superfície lunar, como crateras e mares, com maior clareza devido à luminosidade amplificada. Este evento de novembro é o mais próximo da Terra neste ano, proporcionando uma excelente oportunidade para a fotografia astronômica amadora.

Próximos eventos

A Superlua de Castor é a segunda de uma sequência trimestral de fenômenos especiais, sendo a única que atende aos critérios rigorosos de proximidade do périgeu, com uma diferença de apenas 9,2 horas entre a lua cheia e o ponto orbital mais próximo. Os entusiastas já podem marcar no calendário o próximo evento, programado para 4 de dezembro, quando ocorrerá outra superlua, com uma proximidade ligeiramente maior.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: