Ricardo Galvão deixa o CNPq para assumir como deputado federal
Ricardo Galvão assume a vaga de deputado federal após a nomeação de Boulos como ministro, deixando a presidência do CNPq.
Em 30 de outubro de 2025, às 14h54, Ricardo Galvão, suplente do novo ministro da Secretaria-Geral da República, Guilherme Boulos, anunciou que assumirá o cargo de deputado federal na Câmara. Ele deixou a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para se dedicar à defesa da ciência no Congresso Nacional.
Transição de liderança no CNPq
Ricardo Galvão ocupou a presidência do CNPq desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023. Sua nomeação foi uma escolha direta da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. Em sua mensagem no X (antigo Twitter), ele expressou orgulho pelo trabalho realizado e agradeceu ao presidente Lula, à ministra Luciana e à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pela confiança depositada.
A visão de Galvão para o futuro
O novo deputado federal ressaltou em sua publicação: “A ciência é o caminho, a democracia é o alicerce e a sustentabilidade é o destino. Sigo à disposição de São Paulo e do Brasil, com fé na razão, na solidariedade e na esperança de um futuro justo e possível.”
A nomeação de Boulos
A escolha de Boulos como ministro da Secretaria-Geral da República marca um novo capítulo na articulação do governo com movimentos sociais. Ele assume a missão de “colocar o governo na rua”, em um momento de grandes expectativas e desafios para a gestão atual.