Decisão deixa 42 milhões de americanos de baixa renda sem certeza sobre benefícios
A Suprema Corte dos EUA decidiu permitir que o governo Trump retenha $4 bilhões em ajuda alimentar, afetando 42 milhões de americanos.
Em 8 de novembro de 2025, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu permitir que a administração do presidente Donald Trump retivesse temporariamente cerca de $4 bilhões em auxílio alimentar, afetando 42 milhões de americanos de baixa renda. A decisão ocorre no contexto da paralisação do governo mais longa da história dos EUA.
Impacto da decisão
A justiça Ketanji Brown Jackson emitiu uma suspensão administrativa, permitindo que um tribunal inferior analise a solicitação do governo de financiar apenas parcialmente o Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP). Este programa é essencial para aqueles cuja renda está abaixo de 130% da linha de pobreza federal. O valor máximo de benefício mensal para o ano fiscal de 2026 é de $298 para indivíduos e $546 para lares de duas pessoas.
Confusão entre beneficiários
A ordem da Suprema Corte interrompe uma decisão de um juiz federal em Rhode Island, que havia exigido que o governo liberasse imediatamente o valor total do financiamento. A suspensão permanecerá em vigor até dois dias após o 1º Circuito de Apelações dos EUA em Boston decidir sobre a questão. Com a suspensão, muitos beneficiários do SNAP, que já estavam enfrentando a falta de benefícios desde o início de novembro, buscam alternativas como bancos de alimentos.
Consequências da paralisação
A decisão da Suprema Corte foi recebida com elogios pelo procurador-geral dos EUA, Pam Bondi, que criticou a ordem anterior como “ativismo judicial”. Enquanto isso, o USDA havia informado aos governos estaduais que se preparava para distribuir os pagamentos completos do SNAP, causando confusão entre os oficiais e os beneficiários. A próxima audiência no 1º Circuito é esperada em breve, enquanto milhões de famílias aguardam notícias sobre a continuidade dos benefícios.
Fonte: www.aljazeera.com
Fonte: s/AFP