Surto de Ebola em Uganda registra novos casos em meio a preocupações internacionais

O ministério da saúde de Uganda anunciou neste sábado (23) a confirmação de três novos casos de Ebola, elevando o total de infecções no surto atual para cinco. As autoridades de saúde intensificaram as ações de rastreamento de contatos para controlar a disseminação do vírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto da rara cepa Bundibugyo como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, destacando que o risco de uma epidemia de grandes proporções na República Democrática do Congo é considerado "muito alto". O país vizinho de Uganda já registrou cerca de 750 casos suspeitos e 177 mortes suspeitas relacionadas ao vírus.

A OMS apontou que a detecção tardia de novos casos, a falta de vacinas ou tratamentos específicos, além de fatores como a violência armada e a alta mobilidade da população, tornam a região ainda mais vulnerável à proliferação do Ebola.

Os novos casos confirmados em Uganda incluem um motorista que transportou o primeiro paciente identificado no país e um profissional de saúde que teve contato próximo com essa pessoa. Ambos estão recebendo tratamento e foram rastreados como contatos conhecidos.

O terceiro caso envolve uma mulher que veio da República Democrática do Congo apresentando sintomas abdominais leves. Após entrar em Uganda, ela viajou de Arua, próximo à fronteira, para Entebbe, onde procurou atendimento em um hospital privado na capital, Kampala. Inicialmente, a paciente apresentou melhora e retornou ao seu país, mas posteriormente testou positivo para o Ebola após o aviso de um envolvido no seu transporte.

Todos os contatos identificados em relação aos casos confirmados estão sob monitoramento rigoroso, conforme informou o ministério da saúde. As autoridades pedem à população que se mantenha atenta e relate qualquer sintoma suspeito que possa estar associado ao vírus.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: