Governador paulista busca estreitar relações com presidente do STF em encontro sobre ICMS
Tarcísio de Freitas se encontra com Edson Fachin nesta terça-feira (28), após ausência em posse do STF.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se encontra com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, nesta terça-feira (28), após ter faltado a posse da nova presidência da Corte. O encontro está previsto para ocorrer às 19h30, no STF, e deverá ter como pauta a disputa que envolve a isenção do pagamento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços) para o setor de combustíveis.
Reuniões com autoridades do Judiciário
Conforme apurou a CNN Brasil, a visita é feita como forma de cortesia para estreitar relações com o presidente do Supremo. Além de se reunir com Fachin, Tarcísio deve se encontrar com o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Herman Benjamin, e com o ministro Marco Aurélio Bellizze para discutir a ação sobre a base de cálculo do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação).
Ausência na posse do STF
Quando tomou posse no Supremo em 29 de setembro, Fachin recebeu autoridades dos Três Poderes, além de governadores e representantes dos estados. No entanto, o governo paulista esteve ausente na cerimônia, mesmo estando em Brasília. Na ocasião, Tarcísio fez uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Participação em evento político
As visitas do governador de São Paulo às autoridades do Judiciário devem ser acompanhadas pela procuradora-geral do estado, Inês Coimbra. Tarcísio também deve participar do evento de filiação do deputado federal Pedro Lupion (PR) ao Republicanos, seu partido. O parlamentar é presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), bancada que representa setores do agronegócio no Congresso Nacional, com 353 parlamentares.