PARTICIPE DA ENQUETE

Alexandre Curi

Em quem você votaria para Governador(a) do Paraná em 2026?

Tecnologia do Bonde Urbano Digital é apresentada no Paraná

Inovação no transporte público atrai interesse de outros países

O Bonde Urbano Digital, testado no Paraná, desperta interesse de governos da América do Sul e além.

Na quinta-feira (18), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, representantes de cinco países conheceram o Bonde Urbano Digital (BUD), uma inovação que será testada pelo Governo do Estado nos próximos meses. O evento ocorreu durante o 2º Congresso Ibero-americano de Áreas Metropolitanas, que abordou questões de integração e inovação no transporte público.

Inovação no transporte público

O BUD é o primeiro veículo do tipo a ser testado na América do Sul, atraindo o interesse de cidades brasileiras e de outros países. Com pelo menos 50 governos demonstrando interesse, a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) é a responsável pelo projeto. O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destacou a importância de mostrar essa nova tecnologia a outras localidades.

“É uma alegria poder receber várias cidades do Brasil e também da América do Sul, como Argentina, Colômbia e Costa Rica”, afirmou Santos. O BUD, que utiliza indução magnética, promete oferecer um transporte mais eficiente e sustentável, despertando a atenção de municípios como Florianópolis, São Paulo e Belo Horizonte.

Características do BUD

O modelo é modular, permitindo ampliações conforme as necessidades locais. O diretor de Assuntos Técnicos e Jurídicos do Ente Metropolitano de Córdoba, Álvaro Zamora Consigli, comentou sobre a facilidade de instalação e os menores custos de implantação em comparação a sistemas convencionais.

Entre as vantagens, o custo de implantação do BUD é três vezes menor que os sistemas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com a possibilidade de condução automática em vias segregadas. O sistema deve ser implantado ao longo de 10 quilômetros, ligando Pinhais a Piraquara.

Fase de testes e investimento

O BUD está em fase de montagem no Parc Autódromo, com testes iniciais previstos para começarem em 20 dias. O investimento para a implantação inicial do projeto é de aproximadamente R$ 6 milhões. O BUD, que possui capacidade para até 280 passageiros, é uma solução inovadora e sustentável para o transporte coletivo.

Congresso e parcerias internacionais

O 2º Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas reuniu representantes de várias nações, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento de laços entre localidades que buscam soluções de mobilidade mais sustentáveis. A experiência do Paraná pode servir de modelo para outras regiões que buscam modernizar seus sistemas de transporte.

PUBLICIDADE

Relacionadas: