Mudanças climáticas previstas para os próximos dias
Uma massa de ar frio está se aproximando do Paraná, provocando queda nas temperaturas. A previsão é de geadas em algumas regiões e aumento das temperaturas na quinta-feira.
Uma frente fria atravessou o Paraná rapidamente nesta terça-feira (09), trazendo ventos fortes principalmente nas regiões Oeste e Centro Sul. Após a passagem dela, uma massa de ar frio se aproxima do Estado, causando um declínio nas temperaturas de quarta-feira (10) e até possibilidade de geada. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no entanto, o frio durará pouco: na quinta-feira (11) as temperaturas já voltam a subir, e os dias serão de grande amplitude térmica: friozinho pela manhã, e calor à tarde.
Números de precipitação e rajadas de vento
Até as 11h30 desta terça-feira, os maiores acumulados de chuva no estado foram em Mangueirinha (30,4 mm), Palmas (33,9 mm) e Coronel Domingos Soares (32 mm). Devido ao rápido deslocamento da frente fria, as rajadas de vento foram intensas durante a madrugada. Campo Mourão registrou uma rajada de 65,5 km/h; Guarapuava teve outra de 64,8 km/h; Loanda registrou 57,2 km/h; Cianorte teve 56,9 km/h; Cornélio Procópio atingiu 56,2 km/h; e Ubiratã chegou a 55,1 km/h.
Expectativa para os próximos dias
A frente fria já está a caminho de São Paulo, e a chuva prevista para a semana, na maior parte do Paraná, já acabou. “Temos uma situação de tempo mais estável prevista em grande parte do Estado. Existe apenas uma pequena possibilidade de chuva na tarde de quinta-feira, bem na área de fronteira com o Paraguai”, afirma Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.
Na retaguarda da frente fria, uma massa de ar frio chega ao Paraná, causando declínio nas temperaturas. Na quarta-feira (10), as temperaturas ficarão abaixo dos 10°C em toda a metade sul do Paraná, incluindo um pequeno risco de formação de geada entre Palmas e General Carneiro, que devem registrar mínimas entre 3°C e 4°C.
Na quinta-feira (11), as temperaturas da tarde voltam a subir em quase todo o Estado e a amplitude térmica ganhará destaque. No Noroeste, Norte, Norte Novo e Norte Pioneiro, com o predomínio de sol a partir de quinta, as temperaturas passam dos 30°C à tarde. Entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, o tempo permanece com bastante nebulosidade e possibilidade de chuviscos no período da noite, o que impede que a temperatura se eleve na mesma proporção do interior paranaense.
Oscilações de temperatura em Curitiba e outras cidades
A gangorra nas temperaturas será grande ao longo da semana: Curitiba teve máxima de 21,1°C na segunda-feira (08), mas amanheceu com 15,1°C na terça (09) e deve terminar a tarde com temperaturas próximas ao dia anterior. Na quarta (10), a capital deve ficar com temperaturas entre 7°C e 23°C, e na quinta (11) entre 10°C e 25°C. Loanda chegou a 37°C na tarde de segunda-feira (08), e amanheceu com 18,8°C na terça-feira (09). As temperaturas não chegam aos 30°C nesta terça, mas vão de 14°C a 30°C na quarta (10), e de 16°C a 33°C na quinta (11).
Previsão para Palmas e sua variação climática
Em Palmas, que frequentemente registra a menor temperatura do estado, a gangorra é ainda maior. A cidade no domingo (07) teve mínimas de 6,1°C, na segunda (08) a mínima subiu para 9,9°C, e na terça (09) para 12,4°C, com previsão de máxima de apenas 17°C. Na quarta (10), a cidade deve amanhecer com 4°C, na quinta (11) com 8°C e na sexta (12) com 10°C – os três dias com máxima prevista de 24°C.
O papel do Simepar na previsão do tempo
O Simepar, responsável por fornecer dados meteorológicos, é crucial para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, facilitando ações de resposta a situações extremas. Monitora desde chuvas extremas até incêndios e secas, com dados detalhados sobre previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses. A previsão tem duas atualizações diárias, detalhando chuvas, temperaturas, umidade e vento, com informações por hora.