Território Criativo reúne oficinas, debates e intervenções artísticas em Curitiba

Programação gratuita acontece neste final de semana, nos dias 22 e 23 de novembro, no Nex House – Casa de Pedra, e propõe reflexões sobre criação, colaboração e resistência no setor cultural

Curitiba recebe neste final de semana, nos dias 22 e 23 de novembro, a primeira edição do LAB MMT – Território Criativo, o Laboratório de Economia Criativa da Mamute Feira Gráfica. Pensado como um espaço de formação, troca e experimentação, o evento reúne artistas, designers, produtores e educadores em dois dias dedicados ao fazer criativo autoral, colaborativo e artesanal.

A programação acontece na Nex House – Casa de Pedra, das 11h às 18h30, com oficinas, rodas de conversa, estações abertas de criação, atividades para crianças e uma mostra de intervenções visuais urbanas ao vivo. O objetivo do LAB é fortalecer a presença, o encontro e a prática coletiva em um mercado cada vez mais atravessado por desafios tecnológicos, culturais e sociais.

Destaques do sábado (22/11)

A abertura inclui a oficina “Redes e Design Colaborativo – criar é coletivo”, conduzida pela Rede La Base, coletivo responsável pela identidade visual da Mamute. No quintal, acontecem atividades abertas como o Mamutinha (ateliê artístico para crianças) e o Quintal Criativo, com propostas de colagem, arte têxtil e outras técnicas manuais conduzidas pelos artistas Amorim e Eliana Brasil.

Durante todo o dia, a Mostra Mira apresenta três artistas mulheres pintando ao vivo no jardim. A programação segue com a roda de conversa “Desenhar futuros: o fazer criativo como resistência”, reunindo nomes como Ana Hupfer, Luís Melo e Thiago Tizzot, em debate sobre sustentabilidade, presença e inovação no setor cultural.

À tarde, a artista urbana Pri Barbosa ministra a palestra “Mulher Artista Latina – Se essa rua fosse nossa”, compartilhando sua prática e pesquisa sobre feminilidade, cotidiano e insubordinação no contexto latino-americano. O sábado encerra com o lançamento da 10ª edição do calendário “Lute Todos os Dias”, criado por Cris Pagnoncelli, que celebra uma década destacando mulheres artistas.

Destaques do domingo (23/11)

A programação começa com a oficina “Portfólio com propósito: como se mostrar sem se perder”, conduzida pela artista gráfica e designer de tipos Cyla Costa, que propõe refletir sobre o portfólio como narrativa, expressão e posicionamento profissional.

Durante o dia, o Mamutinha e o Quintal Criativo seguem com novas propostas, como o ateliê de carimbo reticulado com Marceli Mengarda, da Burocrata Carimbos. A Mostra Mira retorna com outra formação de artistas expondo processos e técnicas ao vivo.

À tarde, a roda “Arte é trabalho: mulheres criativas, mercados possíveis” reúne Ana Matsusaki, Fer Ilustra e Ju Maia, com mediação de Cris Pagnoncelli, para discutir estratégias reais de construção de carreira no mercado artístico. Encerrando o LAB, o artista e pesquisador Filipe Grimaldi apresenta a palestra “Manualidade, memória e resistência: artistas da América Latina”, aprofundando sua investigação sobre letrismo popular, afetos e artesanato como prática insurgente.

O Nex House funciona na Alameda Pres. Taunay (nº 130), no bairro Batel. Para mais informações, acesse o site https://nex.work/nexhouse/ ou o perfil do Nex House no Instagram (@nexhouse_).

 

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: