Na manhã desta quinta-feira, o senador John Thune, líder da maioria no Senado, se pronunciou sobre a paralisação do governo, chamando-a de "estúpida". Ele ressaltou que as conversas com o senador Chuck Schumer, líder da minoria, não trarão resultados efetivos. As negociações entre os líderes republicanos e democratas estão paralisadas desde que eles deixaram uma reunião com o ex-presidente Donald Trump na segunda-feira sem um acordo. Thune afirmou que a proposta de um projeto de lei a curto prazo para reabrir o governo será votada nesta sexta-feira. Schumer criticou os republicanos, alegando que a população americana está se voltando contra eles devido à situação.
Senador John Thune criticou a paralisação do governo, chamando-a de "estúpida" e afirmando que as negociações com Schumer não resultarão em soluções.
Thune critica a paralisação do governo
Na manhã desta quinta-feira, o senador John Thune, líder da maioria no Senado, criticou a paralisação do governo, chamando-a de “estúpida”. Ele afirmou que as negociações com o senador Chuck Schumer, líder da minoria, não resultarão em soluções efetivas. A paralisação começou na quarta-feira, marcando a primeira vez em seis anos que o governo ficou sem financiamento. Thune declarou que os democratas terão uma nova oportunidade de votar nesta sexta-feira à tarde em um projeto de lei a curto prazo para reabrir o governo.
Impasse nas negociações
As negociações entre os líderes republicanos e democratas estão paralisadas desde que deixaram uma reunião com o ex-presidente Donald Trump na segunda-feira. Logo após, Trump postou um vídeo ofensivo de Schumer e o líder da minoria da Câmara, Hakeem Jeffries, destacando a tensão crescente entre as partes. Thune defendeu que as conversas não levarão a resultados, afirmando que o foco deve ser reabrir o governo por meio de um financiamento de sete semanas.
A posição dos democratas
Os democratas, liderados por Schumer, exigem que qualquer projeto de financiamento inclua a extensão dos subsídios da Lei de Cuidados Acessíveis, que estão prestes a expirar. Thune, por outro lado, deixou claro que não negociará esses créditos fiscais enquanto os democratas não ajudarem a reabrir o governo. A situação é complicada, e Schumer argumentou que a população está culpando os republicanos pela paralisação, o que pode ter consequências políticas.
Próximos passos
A votação para reabertura do governo está programada para ocorrer nesta sexta-feira, às 13h30 (horário de Brasília). Thune indicou que se as propostas falharem novamente, o Senado não realizará votos durante o fim de semana, o que pode prolongar a paralisação até segunda-feira, quando a Câmara também retornará ao trabalho após um recesso de duas semanas. Thune enfatizou que a situação é evitável e que os democratas “estão brincando com fogo” ao prolongar a paralisação.