Tornado devasta cidades no Paraná e governo institui plano de emergência

reprodução

Destruição em Rio Bonito do Iguaçu e apoio do governo estadual

Um tornado devastou diversas cidades do Paraná, deixando mortos e feridos. O governo estadual montou um plano de emergência para apoiar as vítimas.

Tornado devasta cidades no Paraná

No dia 7 de novembro de 2025, um tornado devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, localizada a cerca de 30 km de Laranjeiras do Sul, e causou estragos em Candói e Porto Barreiro. O evento climático deixou cinco mortos e mais de 130 feridos, com a população enfrentando uma noite sem abrigo.

Desastre e resposta do governo

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) enviou o secretário das Cidades, Guto Silva (PSD), para coordenar as ações de reconstrução. Ventos de até 250 km/h foram registrados, classificando o tornado como F2, podendo ter alcançado a categoria F3 em alguns pontos. Para a emergência, 50 bombeiros e ambulâncias de diversas cidades, como Cascavel e Curitiba, foram enviadas para auxiliar na situação crítica.

Atendimento aos feridos

A defesa civil confirmou que os hospitais da região estão superlotados, levando à montagem de um hospital de campanha em Rio Bonito do Iguaçu, que atenderá aproximadamente 100 feridos leves e 30 graves. As autoridades locais fazem um apelo à população para ajuda humanitária, e deputados estaduais têm publicado vídeos sobre a situação.

Rajadas e chuvas na região

Além do tornado, diversas cidades registraram rajadas de vento significativas: Dois Vizinhos chegou a 82,4 km/h e Cornélio Procópio a 76 km/h. O volume de chuva também foi elevado, com registros acima de 40 mm em cidades como Candói e Guarapuava. O deputado federal Geraldo Mendes já está na área para mobilizar recursos do governo federal para ajudar na recuperação.

Fonte: blogdotupan.com.br

Fonte: reprodução

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: