Treinamento para medições do cometa 3I/ATLAS começa em novembro

m capturou o rastro colorido do cometa enquanto ele se move pelo Sistema Solar

Iniciativa da IAWN visa aprimorar medições orbitais e esclarecer origem do cometa

O cometa 3I/ATLAS será alvo de um treinamento especial para aprimorar medições orbitais entre 27 de novembro de 2025 e 27 de janeiro de 2026.

A Rede Internacional de Alerta de Asteroides (IAWN) anunciou um exercício especial de treinamento para aprimorar a precisão das medições orbitais do cometa 3I/ATLAS. Esta iniciativa ocorrerá entre 27 de novembro de 2025 e 27 de janeiro de 2026, e despertou curiosidade após um estudo sugerir que o cometa poderia ser um artefato alienígena disfarçado, potencialmente hostil.

Detalhes do treinamento

Para participar do exercício, os interessados devem se inscrever em um workshop sobre técnicas de astrometria de cometas, que acontecerá em 10 de novembro de 2025, com inscrições abertas até 7 de novembro, às 14h (horário de Brasília). O cometa 3I/ATLAS foi detectado em 1º de julho de 2025, pelo telescópio Atlas, localizado em Río Hurtado, no Chile.

Características do cometa

Recentes observações do Telescópio Espacial James Webb revelaram que o 3I/ATLAS possui uma coma dominada por dióxido de carbono (CO₂), uma concentração nunca vista antes. O cometa contém aproximadamente oito vezes mais CO₂ do que água, superando em mais de seis vezes o esperado. Com uma velocidade superior a 210 mil km/h, os pesquisadores correm contra o tempo para coletar informações sobre sua composição química.

O que vem a seguir

A abertura da janela de observação será em 27 de novembro de 2025, com teleconferências programadas durante e após a campanha. O cometa 3I/ATLAS pode ser o mais antigo já observado, estimando-se que tenha mais de sete bilhões de anos, mais velho que o Sistema Solar.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: