Tremor de 6,9 graus mata mais de 60 pessoas nas Filipinas

Desastre natural deixa feridos e cidades devastadas

Um forte tremor de 6,9 graus nas Filipinas resultou na morte de mais de 60 pessoas e deixou várias cidades devastadas.

Um forte tremor de 6,9 graus atingiu a cidade de Bogo, nas Filipinas, na noite de terça-feira, deixando mais de 60 mortos e várias pessoas feridas. O terremoto ocorreu por volta das 22h (horário local) e foi sentido em várias cidades da província de Cebu. O epicentro foi localizado a cerca de 12 milhas ao nordeste de Bogo, onde a maioria das vítimas foi reportada.

Desastre e esforços de resgate

Os esforços de resgate estão em andamento, com equipes do exército, polícia e voluntários civis realizando buscas casa a casa em busca de sobreviventes. No entanto, as condições climáticas adversas, como a chuva intermitente, e a destruição de pontes e estradas complicam as operações. Officials esperam que o número de mortos aumente à medida que as equipes continuam a trabalhar nas áreas afetadas.

Impactos e estado de calamidade

Além das mortes, várias cidades ao redor de Bogo também relataram feridos, e a situação em hospitais se tornou crítica. A cidade de San Remigio declarou estado de calamidade, solicitando suprimentos e equipamentos pesados para ajudar nas operações de resgate. Aproximadamente 4,2 milhões de pessoas em toda a região foram expostas a tremores fortes, e mais de 600 após-shocks foram registrados, causando ainda mais medo entre os residentes.

Considerações do governo

O governo filipino está avaliando a possibilidade de solicitar assistência internacional, uma vez que a avaliação de danos está em andamento. O tremor, considerado um dos mais poderosos a atingir a região central em mais de uma década, deixou muitas comunidades isoladas, dificultando a entrega de alimentos e medicamentos. A população traumatizada está evitando retornar para casa, preferindo passar a noite em áreas abertas.

PUBLICIDADE

Relacionadas: