Reuniões remotas acontecem em novembro no Paraná
Três Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná se reúnem em novembro para discutir a gestão da água no Estado.
Três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Paraná se reúnem nos próximos dias para discutir pontos importantes da gestão da água no Estado. O Comitê do Baixo Ivaí se encontra na quinta-feira (6), às 9h30, enquanto o CBH dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 tem agenda prevista para sexta-feira (7), às 14h. Fechando a programação, a reunião do CBH Paraná 3 ocorre no dia 13 de novembro, às 10h30. Todos os encontros serão remotos, com transmissão pelo YouTube.
Comitê do Baixo Ivaí e Paraná 1
A 16ª Reunião Ordinária do CBH Baixo Ivaí e Paraná 1 discutirá a aprovação do Relatório de Atividades de 2025 e do Plano de Trabalho para 2026, além do agendamento das reuniões plenárias do próximo ano. Uma palestra sobre “Diagnóstico e Estratégias de Conservação de Nascentes em Bacias Hidrográficas” também está na pauta. O CBH abrange uma área de 14.937 km², incluindo 53 municípios.
CBH Piraponema
Na sexta-feira (7), o CBH dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 realizará sua 48ª Reunião Ordinária, com destaque para a apresentação do Instituto Água e Terra sobre as obras de Controle de Erosão na Voçoroca Água da Mina, em Loanda. Este comitê abrange 56 municípios paranaenses.
CBH Paraná 3
A 42ª Reunião Ordinária do CBH Paraná 3, programada para o dia 13 de novembro, também focará na análise e aprovação do Relatório de atividades de 2025 e do plano de trabalho para 2026. O CBH abrange 35 municípios do Estado.
Importância dos comitês
Os CBHs são órgãos colegiados que têm como objetivo garantir o controle social da gestão das águas, contribuindo para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos. Eles são constituídos por representantes do Poder Público, usuários de água e sociedade civil, compartilhando a responsabilidade na gestão dos recursos hídricos.