Líderes discutem conflito Rússia-Ucrânia e buscam soluções pacíficas
Trump anuncia reunião com Putin em Budapeste para discutir a guerra na Ucrânia.
Trump se prepara para encontro com Putin
Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (16) que terá uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin em Budapeste, Hungria, para discutir o conflito entre Rússia e Ucrânia. A declaração foi feita logo após uma conversa telefônica entre os dois líderes, que Trump classificou como “boa e produtiva”.
Avanços nas negociações
Segundo Trump, conselheiros de alto nível de ambos os países se encontrarão na próxima semana para avançar nas negociações. Ele e Putin se reunirão pessoalmente em Budapeste, com o objetivo de buscar uma solução para encerrar a guerra que ele chamou de “ingloriosa”.
Detalhes da conversa
Durante a ligação, Trump relatou que Putin o parabenizou pelas conquistas de paz no Oriente Médio e expressou esperança de que esse sucesso ajude nas negociações para o fim da guerra na Ucrânia. Além disso, o presidente russo agradeceu à primeira-dama Melania Trump pelo seu envolvimento com as crianças.
Próximos passos
Trump e o presidente ucraniano Zelenskyy se encontrarão amanhã no Gabinete Oval para discutir a conversa com Putin e outros assuntos de importância. A reunião de conselheiros dos Estados Unidos será liderada pelo secretário de Estado Marco Rubio. O local da reunião ainda será definido.
(Matéria em atualização)