Presidente americano confirma convite a líderes internacionais para supervisionar plano de paz
Trump confirma que Putin foi convidado a participar do novo Conselho de Paz que avaliará o plano para Gaza, gerando reações internacionais.
O presidente Donald Trump confirmou na segunda-feira que o presidente russo Vladimir Putin foi oficialmente convidado para integrar o novo Conselho de Paz, que terá a responsabilidade de supervisionar a próxima fase do plano de paz para a região de Gaza.
A confirmação foi feita durante o Campeonato Nacional de Futebol Americano na Flórida, onde Trump falou rapidamente com jornalistas e afirmou: “Sim, ele foi convidado”.
O convite a Putin e reação do Kremlin
O Kremlin declarou que Putin recebeu o convite e que está analisando os detalhes, buscando esclarecer todas as nuances em comunicação direta com o governo americano. A inclusão da Rússia no conselho busca envolver atores-chave na busca por uma solução para o conflito na região de Gaza.
Frana7a opta por na3o participar e tensf5es diplome1ticas
A Frana7a tambe9m recebeu convite, mas um oficial prf3ximo ao presidente Emmanuel Macron afirmou que o paeds ne3o pretende se juntar ao conselho nesta fase. O representante destacou que a queste3o levanta questf5es relacionadas ao respeito pelos princedpios e estruturas das Nae7f5es Unidas.
Trump respondeu com credticas a Macron, afirmando que “ningue9m o quer porque ele vai deixar o cargo em breve” e chegou a ameae7ar impor uma tarifa de 200% sobre vinhos e champanhes franceses para pressionar a participae7e3o.
Outros paeds convidados e adesf5es
Ale9m de Rússia e Frana7a, foram convidados Israel, Canade1, Belarus, Esloveania e Taile2ndia. Paedses como Marrocos, Vietne3, Cazaquiste3o, Hungria e Argentina je1 aceitaram o convite para compor o conselho.
Importe2ncia da iniciativa
A criae7e3o do Conselho de Paz representa uma tentativa dos Estados Unidos de reunir diferentes interesses internacionais para mediar o conflito em Gaza, dando papel central a poteancias globais como a Rfassia. Entretanto, as divergeancias sobre a composie7e3o e o alinhamento com as Nae7f5es Unidas indicam que o caminho para um consenso ainda e9 desafiador.
A incluse3o de Putin, em meio ao contexto de tensf5es geopoledticas recentes, reaviva debates sobre a legitimidade e a efice1cia das iniciativas multilaterais lideradas pelos Estados Unidos.
Perspectivas futuras
A adese3o de diversos paedses ao Conselho de Paz sere1 fundamental para a legitimae7e3o do processo e para a possedvel avane7o na resolue7e3o do conflito. Enquanto alguns paedses mostram interesse, outros, como a Frana7a, demonstram cautela, indicando que o conselho enfrentare1 desafios para consolidar sua atuae7e3o.
Fonte: www.foxnews.com
Fonte: President Trump and Russian President Vladimir Putin meet in Alaska.
