Presidente dos EUA expressa descontentamento com Jerome Powell e menciona possíveis sucessores
Trump critica Jerome Powell e menciona possíveis sucessores para o Federal Reserve.
Durante uma viagem a Tóquio, o presidente dos EUA, Donald Trump, expressou nesta terça-feira (28) sua insatisfação com Jerome Powell, o atual chair do Federal Reserve, afirmando que ele deve ser substituído em breve. Trump descreveu Powell como “um chefe incompetente do Fed” e ressaltou que há uma lista de possíveis sucessores. O mandato de Powell termina em maio.
Possíveis sucessores e suas qualificações
Trump mencionou que gostaria que Scott Bessent assumisse o cargo, mas este já afirmou que prefere continuar como secretário do Tesouro. Além de Bessent, cinco finalistas foram citados: Kevin Hassett, Kevin Warsh, Christopher Waller, Michelle Bowman e Rick Rieder. Bessent planeja apresentar as opções para Trump em dezembro.
Impacto na economia
As autoridades do Federal Reserve devem se reunir nesta semana e esperam discutir a redução dos custos dos empréstimos de curto prazo, numa tentativa de evitar uma desaceleração maior do mercado de trabalho. Essa decisão pode ser influenciada pelas críticas de Trump e pela perspectiva de novas lideranças.
Conclusão
A insatisfação de Trump com a atual administração do Fed pode trazer mudanças significativas na política econômica dos EUA, dependendo de quem assumir a liderança nos próximos meses.