Decisão de cortar subsídios é justificada por acusações sobre o narcotráfico
Trump anunciou que a Colômbia não receberá mais subsídios, acusando Petro de incentivar o narcotráfico.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que a Colômbia não receberá mais subsídios americanos. Em publicação na Truth Social neste domingo, 19, ele justificou a medida afirmando que o presidente colombiano, Gustavo Petro, “é um líder de drogas ilegais que incentiva fortemente a produção maciça de drogas”. Trump destacou que a produção de drogas se tornou o maior negócio na Colômbia e que Petro não faz nada para detê-lo.
Acusações e consequências
Segundo Trump, o foco da produção de drogas colombiana é a venda em quantidades massivas nos EUA, o que causa morte, destruição e caos. Ele ainda declarou que Petro é um “líder mal avaliado e muito impopular”, advertindo que, se os campos de produção de drogas não forem fechados imediatamente, os EUA os fecharão de forma não agradável.
Resposta de Petro
Em resposta, no dia anterior, 18, Gustavo Petro acusou os EUA de violar a soberania colombiana e de ter causado a morte de um pescador durante operações militares americanas contra o narcotráfico no Mar do Caribe. Petro afirmou que o colombiano Alejandro Carranza morreu em um dos ataques realizados por forças dos EUA, que desde agosto têm concentrado suas ações na Venezuela e em áreas próximas às águas territoriais da Colômbia.
A tensão entre os dois países parece crescer com as trocas de acusações, refletindo um cenário delicado nas relações bilaterais.