Trump Critica Relação Comercial com a Índia Apesar de Oferta de Tarifa Zero

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou seu descontentamento com a relação comercial entre os EUA e a Índia, mesmo após uma oferta indiana para eliminar tarifas sobre produtos americanos. Trump argumenta que a proposta chega em um momento inoportuno, afirmando que “já está ficando tarde” para tal mudança.

Em uma publicação em sua rede social, Trump criticou a Índia por, segundo ele, impor tarifas elevadas aos produtos americanos, dificultando o acesso das empresas dos EUA ao mercado indiano. Ele alega que essas tarifas são as mais altas entre todos os países, tornando inviável a competição das empresas americanas na Índia.

Trump também apontou para o desequilíbrio na relação comercial, afirmando que os EUA “fazem muito pouco negócio com a Índia”, enquanto os indianos “fazem uma quantidade enorme de negócios conosco”. Ele enfatizou que a Índia vende uma quantidade massiva de bens para os EUA, sendo os americanos seus maiores clientes, mas os EUA vendem muito pouco em troca.

Adicionalmente, o ex-presidente criticou a Índia por adquirir grande parte de seu petróleo e equipamentos militares da Rússia, em vez de comprar dos Estados Unidos. Ele mencionou que Washington impôs tarifas adicionais de 25% sobre as importações indianas como uma resposta a essa situação, elevando a sobretaxa total para 50%.

PUBLICIDADE

Relacionadas: