Reunião foca em retomada comercial e redução de tarifas
Encontro entre Trump e Xi Jinping resultou em negociações para compra de semicondutores da Nvidia e redução de tarifas sobre produtos chineses.
Nesta quinta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com o líder chinês, Xi Jinping, em uma tentativa de retomar negócios com a fabricante americana de chips Nvidia, além de reduzir tarifas de importação sobre produtos chineses. Durante o encontro, que durou 1 hora e 40 minutos, Trump destacou a disposição da China para negociar com empresas americanas do setor de semicondutores.
Redução de tarifas e compromissos
Trump anunciou a diminuição das tarifas sobre produtos chineses de 57% para 47%, em troca do compromisso da China de conter o envio de precursores do fentanil aos Estados Unidos e encerrar restrições à exportação de terras raras. Ele também afirmou que a China voltará a comprar soja americana, classificando o encontro como “excelente”.
Reaproximação diplomática
Além disso, Trump revelou seus planos de visitar a China em abril, com uma visita de Xi Jinping aos EUA programada em seguida. O encontro foi marcado por uma tentativa de reduzir as tensões comerciais entre Washington e Pequim, embora não tenha abordado a questão de Taiwan.
Implicações do encontro
Este diálogo entre as duas potências pode indicar um novo caminho para a relação comercial entre os países, com potenciais impactos no mercado global de semicondutores e na dinâmica de comércio internacional.