Trump espera resultado positivo em encontro com Xi

US President Donald Trump speaks to journalists aboard Air Force One en route to South Korea

Líderes discutem comércio e tensões na Ásia

O presidente dos EUA, Donald Trump, chega à Coreia do Sul com discussões comerciais na pauta e espera um resultado positivo em sua reunião com Xi Jinping.

No dia 29 de outubro de 2025, em Gyeongju, Coreia do Sul, o presidente dos EUA, Donald Trump, chegou ao país com a expectativa de discutir questões comerciais em sua reunião com o presidente chinês, Xi Jinping. Após um encontro com o presidente sul-coreano Lee Jae Myung, Trump expressou otimismo sobre a possibilidade de um trégua na guerra comercial entre os dois gigantes asiáticos.

Visita marcada por tensões comerciais

O presidente americano comentou que um acordo com a Coreia do Sul seria “finalizado em breve” e enfatizou a relação especial entre os dois países. Trump, durante a viagem, não demonstrou preocupação com o recente teste de mísseis da Coreia do Norte e se concentrou em sua agenda com Xi. Ele afirmou que a relação com a China é “muito boa” e previu um resultado positivo para o encontro, que deve abordar a redução de tarifas relacionadas ao fentanil.

Questões delicadas no horizonte

Embora Trump tenha dito que não tinha certeza se discutiria a questão de Taiwan com Xi, um porta-voz da China reafirmou a posição de Pequim sobre a reunificação pacífica sob o modelo “um país, dois sistemas”. O tema é sensível e pode gerar tensões durante as conversações. Além disso, Trump também mencionou a possibilidade de um encontro com Kim Jong Un, mas sem novidades sobre a situação naquele front.

Expectativas e desafios

A visita de Trump à Coreia do Sul ocorre em um momento em que as tensões na região estão elevadas, e as expectativas em torno da reunião com Xi Jinping são altas. O sucesso das negociações pode impactar diretamente as relações comerciais e políticas entre os dois países, refletindo na estabilidade da região.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: