Decisão ocorre após intensificação de ataques a navios no país sul-americano
O presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu suspender os contatos diplomáticos com a Venezuela, segundo autoridades. A medida ocorre após ataques a navios.
Na segunda-feira (7), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu os esforços para um acordo diplomático com a Venezuela. A decisão, conforme relatado por uma autoridade sênior dos EUA, ocorreu após uma série de ataques a navios ligados ao tráfico de drogas próximos à costa venezuelana. Trump informou ao Congresso que os Estados Unidos estão em um “conflito armado não internacional” com cartéis de drogas e sinalizou que ataques em solo venezuelano estão sendo considerados.
Contexto da decisão
Trump transmitiu sua ordem de suspensão ao seu enviado especial, Richard Grenell, durante uma reunião no Salão Oval na última quinta-feira, onde também participaram líderes militares seniores. No domingo, o presidente comentou sobre a eficácia dos ataques a embarcações, afirmando que eles diminuíram o fluxo de drogas pelo mar e que agora os EUA precisam considerar ações em terra. A Casa Branca, no entanto, não divulgou detalhes adicionais sobre a estratégia militar.
Relação com a Venezuela
As tensões entre Washington e Caracas se intensificaram desde que Trump assumiu novamente a presidência em janeiro. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, rejeita as alegações dos EUA sobre a produção de drogas em seu país, acusando os Estados Unidos de tentativas de derrubá-lo. Em agosto, o governo americano ampliou a recompensa por informações que levem à prisão de Maduro para US$50 milhões, alegando suas ligações com o tráfico de drogas, o que o presidente venezuelano nega.
Impactos potenciais
A suspensão dos contatos diplomáticos pode resultar em um aumento das hostilidades entre os dois países. A Casa Branca ainda não esclareceu se uma nova fase militar será iniciada, mas a situação continua a ser monitorada de perto por autoridades dos EUA e aliados. O futuro das relações diplomáticas entre os dois países permanece incerto, à medida que ambos os lados se preparam para uma escalada potencial.