Trump deve apresentar nova proposta para custos de saúde

Getty Images

Iniciativa visa evitar aumento de prêmios após expiração de subsídios do ACA

Trump planeja divulgar proposta para reduzir custos de saúde e evitar aumento de prêmios de planos médicos.

Nova proposta para custos de saúde de Trump

O presidente Donald Trump está planejando apresentar uma nova proposta para abordar os custos de saúde assim que nesta segunda-feira, 25 de novembro, em um esforço para evitar um aumento significativo nos prêmios de saúde. Com a expiração dos subsídios do Affordable Care Act (ACA) se aproximando, sua administração busca uma alternativa que possa beneficiar os cerca de 22 milhões de americanos que dependem desses subsídios.

Após a rejeição de medidas pelos democratas que visavam reabrir o governo, a pressão sobre os republicanos aumentou para desenvolver uma proposta viável. A proposta de Trump deve focar na extensão temporária dos subsídios do ACA, mas com a implementação de novas regras que poderiam incluir limites de renda e a exigência de que todos os inscritos paguem algum tipo de prêmio.

O impacto da expiração dos subsídios

Se os subsídios forem extintos, a previsão é que os prêmios dos planos de saúde dobrem no próximo ano, de acordo com o KFF, um grupo de pesquisa em políticas de saúde. Além disso, a estimativa é que cerca de 2 milhões de pessoas a mais fiquem sem seguro de saúde. Os democratas já planejam usar essa situação como uma arma política nas eleições de meio de mandato, recordando o impacto negativo que a tentativa de revogar o ACA teve sobre os republicanos nas eleições de 2018.

Estrutura da proposta de saúde

Embora a proposta ainda não esteja finalizada e os detalhes possam mudar, a estrutura em discussão sugere um sistema que limita os subsídios e exige que todos paguem uma parte dos prêmios. Isso visa mitigar comportamentos fraudulentos associados a planos que oferecem cobertura sem custos. A proposta também poderá incluir a possibilidade de que alguns beneficiários transfiram parte dos subsídios para contas de poupança de saúde, um desejo que Trump expressou frequentemente nos últimos tempos.

Críticas e desafios

Os republicanos desejam restabelecer um limite de renda para os subsídios, que antes era de 400% da linha de pobreza federal. A eliminação desse limite havia tornado os planos do ACA mais acessíveis para a classe média, que seria uma das mais afetadas pela possível extinção dos subsídios.

Além disso, a proposta poderá incluir a opção de que os beneficiários que escolhem planos de saúde de nível inferior possam redirecionar parte do auxílio federal para uma conta de poupança de saúde. Essa mudança é vista como uma forma de dar mais controle aos indivíduos sobre como utilizam os recursos destinados à saúde.

Propostas complementares

Paralelamente, Trump está buscando que o Congresso codifique uma política de “Nação Mais Favorecida” para os preços de medicamentos, visando reduzir custos ao amarrar os preços nos EUA aos preços mais baixos pagos em outros países. A proposta do Paragon Health Institute, que visa aumentar o controle dos beneficiários de baixa renda sobre os subsídios destinados a dedutíveis e despesas, também está em discussão.

Conclusão

Com uma série de propostas em desenvolvimento, a administração Trump está em um momento decisivo para a saúde pública nos Estados Unidos. As reações a essas propostas poderão moldar as estratégias políticas para as próximas eleições, enquanto a administração tenta encontrar um equilíbrio entre a necessidade de reduzir custos e a manutenção da cobertura de saúde para milhões de americanos.

Fonte: www.cnn.com

Fonte: Getty Images

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: