Em meio a discussões de paz, presidente dos EUA se mostra otimista sobre resolução do conflito
Trump afirma que resolverá crise entre Afeganistão e Paquistão rapidamente durante negociações de paz.
Durante a cúpula da ASEAN na Malásia, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que resolverá a crise entre Afeganistão e Paquistão ‘muito rapidamente’. As negociações de paz entre os dois países entraram em seu segundo dia, após confrontos que resultaram na morte de dezenas e ferimentos em centenas. A tensão entre as nações acendeu alarmes na região, onde grupos armados tentam ressurgir.
Conflito e negociações
Os dois países estão em um conflito de segurança, cada um acusando o outro de agressão. As discussões em Istambul, iniciadas no sábado, visam transformar um cessar-fogo frágil em um acordo duradouro. A mídia controlada pelo Talibã relatou que, após 15 horas de discussões, o lado afegão apresentou um rascunho focando na violação de território, além de um canal para monitorar o acordo de cessar-fogo.
Repercussão das declarações de Trump
Os comentários de Trump são esperados para energizar a liderança política e militar do Paquistão, que busca laços mais estreitos com a Casa Branca. O país também elogiou o papel de Trump em desescalar uma crise anterior com a Índia. A situação continua a evoluir enquanto as negociações prosseguem, com a esperança de um acordo que traga estabilidade à região.