Trump suspende pagamentos dos EUA à Colômbia

Nathan Howard

A medida visa pressionar o governo de Gustavo Petro em temas de combate às drogas

Trump anunciou a suspensão de pagamentos à Colômbia, acusando o país de não combater a produção de drogas.

Trump suspende pagamentos à Colômbia

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (22) que suspenderia pagamentos de subsídios à Colômbia, cumprindo uma ameaça feita no fim de semana em uma discussão com o presidente Gustavo Petro. “Nós acabamos de — a partir de hoje — interromper todos os pagamentos destinados à Colômbia”, disse ele.

No final de semana, Trump afirmou nas redes sociais que Petro “não faz nada para impedir” a produção de drogas em seu país, apontando que os pagamentos eram um “roubo de longo prazo da América”. Essa decisão elevou o atrito entre as nações, que já enfrentam desavenças em temas como migração e tráfico de drogas.

Tensão crescente entre EUA e Colômbia

Os dois líderes têm se desentendido em questões de migração e tráfico de drogas, especialmente em relação aos ataques dos EUA a embarcações suspeitas de transportar drogas no Caribe. Trump declarou que seu governo possui a autoridade legal para atacar essas embarcações, mas a possibilidade de ações em terra dependerá de uma nova aprovação do Congresso.

Ações planejadas contra traficantes

“Temos permissão para fazer isso e, se o fizermos por terra, podemos voltar ao Congresso”, disse Trump a repórteres no Salão Oval. Ele reafirmou que o governo está “totalmente preparado” para perseguir supostos traficantes de drogas em solo colombiano, prometendo ações rigorosas se forem necessárias. “Vamos atingi-los com muita força se vierem por terra”, afirmou Trump, indicando que o governo dos EUA pode buscar formalizar essa estratégia com o Congresso no futuro.

PUBLICIDADE

Relacionadas: