Trump dá ultimato ao Hamas: ‘Se continuarem matando, não teremos escolha a não ser matá-los’

Daniel Torok/Casa Branca

Presidente dos EUA pressiona grupo terrorista em meio a negociações de cessar-fogo

Donald Trump deu um ultimato ao Hamas em meio a negociações de cessar-fogo com Israel.

Trump dá ultimato ao Hamas

Donald Trump deu um ultimato ao Hamas, intermediando o cessar-fogo com Israel, após o grupo continuar matando em Gaza. O presidente dos Estados Unidos ameaçou “entrar e matá-los” caso os assassinatos persistam, reiterando que o Hamas “precisará se desarmar”. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que os combates só terminam com a devolução de todos os reféns.

Contexto da declaração

Em meio ao acordo de cessar-fogo entre o Hamas e Israel, na Faixa de Gaza, algumas mortes continuam acontecendo, o que levou Trump a expressar sua posição em um post na rede Truth Social. “Se o Hamas continuar a matar pessoas em Gaza, o que não era o acordo, não teremos escolha a não ser entrar e matá-los”, afirmou.

Reação e consequências

A declaração de Trump renovou o aviso que ele já havia feito dois dias antes, quando disse que o Hamas “precisaria se desarmar ou será desarmado de forma violenta”. O clima se intensificou ainda mais após a divulgação de um vídeo que mostra o grupo terrorista executando pessoas nas ruas de Gaza.

Posição de Israel

Enquanto isso, Netanyahu mantém que os combates na Faixa de Gaza ainda não terminaram e que isso só irá acontecer quando todos os reféns forem devolvidos ao país. A tensão na região continua alta, com as negociações enfrentando obstáculos significativos.

PUBLICIDADE

Relacionadas: