Tufão Kalmeagi deixa mortos nas Filipinas

Daniel Ceng/Anadolu via Getty Images

Causas e consequências do desastre natural

O tufão Kalmeagi deixou ao menos 140 mortos e 127 desaparecidos nas Filipinas, causando danos em diversas províncias.

Tufão Kalmeagi atinge as Filipinas

Em 6 de novembro de 2025, o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr, declarou estado de emergência após o tufão Kalmeagi causar a morte de ao menos 140 pessoas e deixar 127 desaparecidos. O fenômeno afetou quase 2 milhões de filipinos, resultando no deslocamento de 560 mil moradores, sendo que 450 mil foram levados para abrigos de emergência.

Impacto nas províncias centrais

O tufão causou enchentes e deslizamentos em várias regiões, sendo a província de Cebu a mais atingida, onde a maioria das mortes e desaparecimentos ocorreu. Vale lembrar que, em 30 de setembro, a região já havia enfrentado um terremoto de magnitude 6,9, que deixou 79 mortos e milhares de desabrigados. Na ilha de Negros, o tufão provocou o deslizamento de um vulcão, resultando em pelo menos 30 mortes.

Consequências geográficas e históricas

As Filipinas, situadas no Círculo de Fogo do Pacífico, enfrentam uma alta incidência de desastres naturais, sendo atingidas por cerca de 20 tufões anualmente e contando com 15 vulcões ativos. Após o impacto nas Filipinas, o tufão Kalmeagi ganhou força e segue em direção ao Vietnã, que deverá ser atingido nesta quinta-feira (6/11).

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: