O Litoral do Paraná agora é, oficialmente, um Território Turístico. A implantação, realizada no Theatro Municipal de Antonina no dia 27, é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Adetur Litoral. O objetivo é impulsionar o turismo e otimizar o potencial de cada município litorâneo ao longo de todo o ano.
O secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, destacou que o estado possui 18 territórios com o mesmo propósito: consolidar regiões turísticas. Ele enfatizou que o Litoral se destaca por seus atrativos naturais e investimentos em infraestrutura.
Segundo Paranhos, a designação de território permite um diagnóstico preciso das necessidades para atender turistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. O secretário também mencionou a criação do circuito gastronômico e elogiou a gestão de Antonina pela promoção contínua de eventos.
Rafael Folmann, presidente da Adetur Litoral, ressaltou as obras em andamento na região como propulsoras do turismo, e mencionou a intenção de expandir eventos como o Morretes Blues Festival e o Marumbi Festival. “As festas municipais estão se tornando um grande atrativo”, afirmou Folmann, que ainda anunciou a ampliação do escopo da Adetur, incluindo o Paraná Projetos, para auxiliar os municípios no desenvolvimento, inclusive de infraestrutura.
Emilye Baechtold, gerente de Fomento e Incentivo ao Turismo de Paranaguá, enfatizou o potencial turístico da cidade, com destaque para a Ilha do Mel e o Centro Histórico. Já o prefeito de Morretes, Junior Brindarolli, destacou a diversidade do Litoral, com praias, turismo de aventura e gastronomia, permitindo estadias mais longas.
A vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Millo Marcomini, ressaltou as melhorias na infraestrutura do município e a expectativa de aumento no fluxo turístico. “Transformar o Litoral em um Território ajuda a valorizar os nossos municípios”, disse.
O secretário de Turismo de Antonina, Thiago Afonso de Souza, enfatizou a necessidade de união entre as cidades para fortalecer as ações e promover o destino. O prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense, mencionou a ampliação do aeroporto e outros investimentos, como a construção da ponte e a engorda da praia, mas ressaltou a importância de pensar no Litoral como um todo.
Kássia Novochadlo, secretária de Turismo de Matinhos, acredita que o Território une os municípios para discutir o turismo e implementar ações que divulguem a região.
A criação dos Territórios visa a organização de roteiros, apoio a eventos, capacitação de agentes locais e incentivo a parcerias público-privadas. Os eixos da iniciativa incluem a valorização da identidade local, desenvolvimento econômico, diversificação da oferta turística, preservação do patrimônio, promoção do turismo sustentável e geração de empregos e renda para as comunidades. A iniciativa foi viabilizada pelo Decreto nº 10.256/2025, que permite a destinação de recursos estaduais para infraestrutura e desburocratização dos processos de fomento.