Unicamp 2026: 1ª fase do vestibular registra menor abstenção em 15 anos

Saiba como foi a primeira fase do vestibular da Unicamp  • Divulgação

Menos de 7% dos inscritos não compareceram ao exame, segundo a Comvest.

Menos de 7% dos inscritos não compareceram ao exame da Unicamp, a menor taxa em 15 anos.

A primeira fase do vestibular da Unicamp, realizada neste domingo (26), teve a menor taxa de abstenção dos últimos 15 anos, com apenas 6,4% dos inscritos não comparecendo. Segundo a Comvest, 3.980 dos 61.698 candidatos não foram aos locais de prova.

Principais dados da abstenção

  • Campinas registrou a maior taxa de abstenção, com 7,7%.
  • São Paulo teve 5,6% de faltas.
  • As provas foram aplicadas em 31 cidades do estado de São Paulo, além de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.

Características da prova

A prova manteve um perfil interpretativo e atual, abordando temas sociais e culturais. Entre as 72 questões, estiveram presentes referências como o filme “Ainda Estou Aqui” e memes da personagem Nazaré Tedesco.

Próximos passos

O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (29). A lista de aprovados para a segunda fase será publicada em 24 de novembro. As provas da segunda fase ocorrerão em 30 de novembro e 1º de dezembro, seguidas das provas de habilidades específicas entre 3 e 5 de dezembro. A divulgação dos aprovados em 1ª chamada será feita no dia 23 de janeiro de 2026, com matrícula virtual nos dias 26 e 27 de janeiro.

PUBLICIDADE

Relacionadas: